cabecalho

Antes de plantar, informe-se sobre a altura da árvore, as raízes, o tamanho da copa, se solta folhas ou não, se é tóxica ou não...
Evite que a muda toque a fiação ou as construções. No lugar certo, ela crescerá bela e saudável.

Elas crescem mais facilmente, são mais adaptadas ao clima, exigem menos cuidados e não criam riscos de infestar ou desequilibrar a paisagem local.

As pequenas mudas precisam de água, adubo e cuidado. Não se esqueça também de proteger as grandes árvores antigas.

As raízes da árvore também precisam respirar. Ao invés de cimentar a base da árvore até o tronco, crie um pequeno jardim em torno dela.

Em um vaso grande, de barro (para as raízes respirarem), você pode ter: Árvore-da-felicidade, Fícus, Jabuticaba, Pitanga, Primavera, Laranjinha Kin-kan, Acerola, Ameixa ou até Bananeira. Cuide para que o vaso receba adubo e um pouco de sol.

Onde conseguir?

. Para conseguir mudas gratuitas procure o Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura de sua cidade. Ou contate a Secretaria de Meio Ambiente local.


. Clube Infantil Ipê-Amarelo: recebe e distribui pelo correio sementes de árvores para todo o Brasil. Caixa postal 46002, São Paulo, SP, CEP 04046-970;


· Manaus: Horto Municipal (cada cidadão tem direito de receber cinco mudas de árvores gratuitamente);


· Belo Horizonte: a Fundação Zoobotânica (31-3277.7280) fornece mudas para a Prefeitura e para Ongs. Outras associações ou indivíduos podem entrar em contato para se estudar a viabilidade da doação ou venda das árvores.





Envie-nos, por favor, o contato de locais que fazem distribuição gratuita de mudas à população, em sua cidade. Estaremos publicando aqui, nesta seção.

 

Início Voltar


Informações Copyright - Abril/2007